A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar

  • Ana Chiummo Universidade paulista
  • Emilio Celso de Oliveira Universidade Paulista.
  • Flavio dos Santos Sapucaia Professor da Universidade Paulista

Resumo

Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor.

Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.

Biografia do Autor

Ana Chiummo, Universidade paulista
Dra em Educação, Mestre em Educação Matemática, Lider do grupo de pesquisa da Unip na Formação de professores com  as tecenologias de informação e comunicação, Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Cidade de São Paulo
Emilio Celso de Oliveira, Universidade Paulista.
Professor Doutor em Educação Matemática e professor da Universidade Paulista.
Flavio dos Santos Sapucaia, Professor da Universidade Paulista
Professor Doutor em Educação:Currículo e professor da Universidade Paulista.
Publicado
2020-09-18
Seção
Educação Matemática e Tecnologias Digitais