Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos

  • Leandra dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sueli Liberatti Javaroni Universidade Estadual Paulista

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.

Biografia do Autor

Sueli Liberatti Javaroni, Universidade Estadual Paulista

O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, desenvolvidas pelos membros proponentes e demais colaboradores. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Básica; Vídeos; Conteúdos Curriculares.

Publicado
2020-09-18
Seção
Educação Matemática e Tecnologias Digitais