Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar os conhecimentos conceitual e procedimental sobre o conteúdo equação do 2.º grau de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa exploratória, tendo como participantes 26 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Aplicamos um teste de conhecimentos conceitual e procedimental e, em seguida, três situações contextualizadas de Matemática. Os resultados mostraram: a) sobre o conhecimento conceitual, que 16 alunos souberam citar uma característica de equação do 2.º grau, mas os participantes tiveram dificuldades em reconhecê-la quando apresentada fora de sua forma reduzida; b) sobre o conhecimento procedimental, erros tais como: usos incorretos da forma reduzida e da fórmula de Bhaskara; resolução como se fossem equações de primeiro grau; c) que, na resolução das três situações contextualizadas, os alunos tiveram baixo índice de acertos, bem como não utilizaram equação do 2.º grau. Concluímos que os conhecimentos conceitual e procedimental sobre equação do 2.º grau dos alunos encontram-se ainda em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: Conhecimento matemático. Aprendizagem. Dificuldades. Erros.

Biografia do Autor

Barbara Mussiato Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá
Licencianda do 3.º ano do curso de Matemática.
Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Professor Dr. Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática nos seguintes temas: resolução de problemas no ensino-aprendiagem de Matemática; formação de professores que ensinam Matemática; formação de conceitos geométricos.
Publicado
2020-09-18