Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas de professores dos anos iniciais

  • Karine Cerdeira dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos” e tem como objetivo identificar, sob a ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação de professores de turmas do 4º e 5º anos iniciais e discuti-lo. A pesquisa é de caráter descritivo está organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, realização de entrevista e análise de material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. Neste trabalho, analisamos o material empírico constituído da realização de entrevistas, os resultados apontam que, a partir das concepções desses graduandos, os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, os resultados mostram que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação.

Palavras-chave: Práticas e instrumentos de avaliação. Anos Inicias. Formação inicial.

Biografia do Autor

Valéria Risuenho Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doudora em Educação em Ciências e Matemáticas(UFPA). Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará.
Publicado
2020-09-18